PUBLICIDADE

América Latina

Vulcão Fuego aumenta atividade na Guatemala com fortes explosões

8 jan 2014 - 00h48
Compartilhar
Exibir comentários

O vulcão Fuego, situado no sudoeste da Guatemala, aumentou sua atividade com fortes explosões, expulsão de colunas de cinzas e leves sismos que afetam povoados próximos, informou uma fonte oficial nesta terça-feira, acrescentando que não há relatos de vítimas, ou danos.

Com 3.763 metros de altitude, o vulcão expulsou colunas de cinzas "que alcançam os 4.200 metros acima do nível do mar", de acordo com o comunicado da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

O aumento da atividade vulcânica afeta aldeias e povoados próximos, entre os departamentos de Chimaltenango, Escuintla e Sacatepéquez (sudoeste), com pequenos tremores que fazem "vibrar tetos e janelas" das casas, acrescentou o texto da instituição encarregada da Defesa Civil no país.

A Conred não relatou danos significativos, vítimas, ou pessoas evacuadas, mas pediu à população que "mantenha a calma e fique atenta às informações" que foram divulgadas pelas autoridades.

A última emergência por erupção vulcânica na Guatemala aconteceu em 13 de setembro de 2012, quando uma potente explosão levou à retirada de cerca de dez mil pessoas das localidades próximas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade