PUBLICIDADE

América Latina

Vulcão equatoriano registra mais de 20 explosões e 95 tremores

30 dez 2012 - 23h07
(atualizado às 23h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais de 20 explosões e 95 tremores leves foram registrados neste domingo no vulcão Tungurahua, no centro dos Andes de Equador, segundo informou o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional.

"A atividade sísmica do vulcão se mantém caracterizada pelos sinais gerados por movimento de fluidos no interior da montanha", assinalou o IG em seu último relatório.

Também foram registrados 25 episódios de tremor, ou tremores constantes, pela emissão de vapor e cinza, embora o IG não tenha recebido informações sobre a queda desse material vulcânico em povoados das redondezas.

O que os habitantes dos arredores escutaram foram ruídos fortes, como rugidos de baixa intensidade, mas não se puderam fazer observações da superfície da cratera, devido ao céu encoberto na região, acrescenta o relatório do IG.

O Tungurahua, de 5.016 metros de altura, iniciou em meados deste mês um novo pulso explosivo, dos quais costuma experimentar desde 1999 quando começou um processo de erupção, caracterizado por intercalar períodos de alta atividade e lapsos de relativa calma.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade