PUBLICIDADE

América Latina

Voo vindo de Moscou chega a Havana sem sinais de Snowden

25 jun 2013 - 00h52
(atualizado às 01h10)
Compartilhar
Exibir comentários

O voo Moscou-Havana da companhia Aeroflot aterrissou nesta segunda-feira na capital cubana sem sinais de que Edward Snowden, o ex-técnico da CIA que divulgou os programas secretos de espionagem do governo dos Estados Unidos, estivesse nesse avião, como tinha antecipado a imprensa russa.

Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

Segundo fontes dos serviços de segurança russos citados pela agência Interfax, Snowden não subiu nesse avião em Moscou, notícia que foi confirmada também pelos quase 30 jornalistas que esperavam pelo voo.

"Não vi ninguém que se parecia com ele (Snowden)" e "todo o momento diziam que viria, mas no final não veio (no avião)" foram alguns dos comentários que fizeram vários passageiros do voo aos jornalistas.

O avião da Aeroflot chegou ao aeroporto internacional José Martí de Havana pouco antes das 19h locais (21h de Brasília) sob forte expectativa dos meios de comunicação internacionais credenciados em Havana que foram ao aeroporto.

Um membro da tripulação do avião comentou que o voo tinha transcorrido "com normalidade", sem que tivesse ocorrido "nada extraordinário".

Segundo constatou a Agência Efe, o ambiente no desembarque do aeroporto de Havana era de normalidade no momento da chegada do voo procedente de Moscou, exceto pela presença de jornalistas, fotógrafos e câmeras.

Edward Snowden, de 30 anos, é o ex-técnico da CIA que falou ao jornal The Guardian sobre os programas secretos de espionagem do governo dos EUA e se transformou no homem mais procurado pela justiça do país americano.

Seu paradeiro é uma dúvida depois que chegou a Moscou procedente de Hong Kong no domingo passado.

Snowden pediu asilo político ao Equador, que está analisando o pedido, anunciou nesta segunda-feira o chanceler do país andino, Ricardo Patiño.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade