PUBLICIDADE

América Latina

Venezuela realizará eleições presidenciais em 14 de abril

9 mar 2013 - 19h40
(atualizado às 19h50)
Compartilhar

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) anunciou neste sábado que a Venezuela realizará eleições em 14 de abril para escolher o líder do país até 2019, informou a presidente do órgão, Tibisay Lucena.

Tibisay disse em entrevista coletiva que a campanha eleitoral terá uma duração de dez dias, entre 2 e 11 de abril, e que as candidaturas presidenciais poderão ser apresentadas desde amanhã, domingo, até segunda-feira.

O CNE aprovou, além disso, fazer uma solicitação à União de Nações Sul-americanas (Unasul) para que envie uma "missão de acompanhamento", como já fez nas eleições de 7 de outubro, vencidas por Chávez.

A presidente disse que o cronograma foi estabelecido "estudando minuciosamente os extremos legais constitucionais e técnicos" e destacou que foram "reduzidos os lapsos" legais, prevendo igualmente "todas as auditorias e todas as atividades que garantem a pureza e a transparência do processo".

A convocação acontece depois da morte de Chávez na terça-feira, aos 58 anos, após 20 meses de luta contra um câncer.

A Constituição venezuelana estabelece que em caso de falta absoluta do presidente, devem ser convocadas eleições no prazo de 30 dias.

No caso que essa falta absoluta se produza nos primeiros quatro anos de Governo, o vice-presidente ficará encarregado da Presidência.

Nicolás Maduro, que fez o juramento ontem como presidente encarregado, será o candidato governista, como anunciou o próprio Chávez em 8 de dezembro antes de se submeter à última cirurgia pensando na possibilidade de poderia morrer.

Por sua vez, a Mesa da Unidade Democrática (MUD) disse que o governador Henrique Capriles será o candidato da oposição.

EFE   
Compartilhar
Publicidade