PUBLICIDADE

América Latina

Venezuela: protestos terão efígies de Maduro queimadas

Centenas de manifestantes se reuniram neste domingo de Páscoa para exigir a "ressurreição" da democracia venezuelana

20 abr 2014 - 17h03
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Carro teve para-brisas quebrado ap&oacute;s atropelar manifestante e fugir</p>
Carro teve para-brisas quebrado após atropelar manifestante e fugir
Foto: Reuters

Centenas de manifestantes se reuniram neste domingo para exigir a "ressurreição" da democracia venezuelana. Efígies do presidente Nicolas Maduro e de líderes da oposição eram preparados para ser queimados em uma tradição de Páscoa.

Apesar de milhões de venezuelanos se dirigirem para praias do Caribe e reuniões de família durante o período da Páscoa, os manifestantes estudantis têm procurado manter um movimento de quase três meses de protesto.

Após rali com pés descalços e uma marcha "Via Crucis" no estilo da caminhada de Jesus para a crucificação, os manifestantes se reuniram em uma praça de Caracas para uma manifestação. A Páscoa marca o dia os cristãos acreditam que Jesus ressuscitou dos mortos depois de ser crucificado.

<p>Manifestante foi atropelada durante protestos deste s&aacute;bado na capital Caracas</p>
Manifestante foi atropelada durante protestos deste sábado na capital Caracas
Foto: Reuters

"Nós vamos ficar na rua até termos a democracia de volta", disse o líder estudantil Djamil Jassir à Reuters em uma praça onde os manifestantes exibiam dezenas de vasilhas de gás e balas usadas como símbolos da repressão.

Protestos anti-Maduro desde o início de fevereiro levaram a violência matando pelo menos 41 pessoas, segundo dados oficiais. Os mortos foram de ambos os lados do espectro político do país.

Opositores do governo planejava queimar bonecos de Maduro e altos funcionários de várias partes do país. Os apoiantes do governo planejava fazer o mesmo com efígies de figuras proeminentes da oposição.

Durante os protestos deste sábado, pessoas ficaram feridas após um acidente de carro. Um motorista numa caminhonete teria atropelado uma jovem chamada Isabel Loaiza e fugiu logo em seguida, de acordo com um fotógrafo da Reuters. O veículo foi posteriormente interrompido por manifestantes a poucos quarteirões de distância, que, por sua vez, atiraram pedras e bateram no motorista, que foi posteriormente detido pela polícia.

Durante este final de semana, o governo de Nicolás Maduro completou um ano em meio às tensões no país marcadas com protestos violentos desde fevereiro. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade