PUBLICIDADE

América Latina

Venezuela: opositor Capriles é reeleito em Estado-chave de Miranda

16 dez 2012 - 23h55
(atualizado em 17/12/2012 às 03h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O lider da oposição na Venezuela, Henrique Capriles, foi reeleito neste domingo para o Estado-chave de Miranda, derrotando o ex-vice-presidente Elías Jaua, informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE). "Henrique Capriles obteve 50,35% (dos votos) e Elías Jaua, 46,13%", anunciou a presidente do CNE, Tibisay Lucena.

Candidato derrotado na eleição presidencial, Capriles foi reeleito governador no Estado de Miranda
Candidato derrotado na eleição presidencial, Capriles foi reeleito governador no Estado de Miranda
Foto: EFE

Capriles disputava sua liderança da oposição, após ser derrotado em outubro passado nas presidenciais pelo presidente Hugo Chávez. O governador, 40 anos, revalida assim sua posição de candidato a eleições diante da eventual vacância devido ao câncer que afeta Chávez. "Já sabemos o resultado de Miranda! O povo falou e decidiu! Que viva Miranda!", escreveu Capriles no Twitter.

No rico Estado de Zulia, o candidato 'chavista' Francisco Arias Cárdenas derrotou o atual governador, Pablo Pérez, segundo o CNE. Arias Cárdenas, que já governou esta região produtora de petróleo em dois períodos, venceu com 50,99%, contra 46,74% para Pablo Pérez. Segundo o CNE, o chavismo venceu em 19 estados, a oposição em dois e outros dois estão indefinidos.

Os governistas tomaram ao menos quatro estados da oposição, incluindo Zulia, Carabobo e Táchira, enquanto a oposição conservou Lara, além de Miranda. Os Estados indefinidos são Amazonas e Bolivar.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade