PUBLICIDADE

Venezuela desvaloriza moeda e aumenta gasolina em 6.000%

Para combater crise econômica, agravada por queda nos preços do petróleo, Maduro anuncia série de medidas que diz serem "necessárias".

18 fev 2016 - 07h20
(atualizado às 08h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente venezuelano Nicolás Maduro durante anúncio de pacote econômico
Presidente venezuelano Nicolás Maduro durante anúncio de pacote econômico
Foto: EFE

O governo da Venezuela desvalorizou nessa quarta-feira (17) sua moeda em 37% e subiu, pela primeira vez em mais de 20 anos, o preço da gasolina mais barata do mundo. A alta do combustível chegou a mais de 6.000%.

As medidas são uma tentativa de combater a grave crise econômica que assola o país petroleiro. O presidente Nicolás Maduro pediu que os venezuelanos apoiem suas decisões, afirmando que se trata de medidas "necessárias".

A partir desta sexta-feira, o preço da gasolina de 95 octanas subirá de 0,097 bolívar por litro para 6 bolívares por litro. Já a de 91 octanas, passará de 0,070 bolívar para 1 bolívar por litro. Para efeito de comparação, uma cerveja custa cerca de 300 bolívares, e uma caixa de morango, 800 bolívares.

Segundo Maduro, os novos preços do combustível devem assegurar "o pagamento do que se investe para produzi-lo", assim como o funcionamento da petroleira estatal PDVSA.

O presidente afirmou que apenas 30% dos veículos do país necessitam desse tipo de gasolina de alta octanagem, mas que 70% a utilizam devido à pouca diferença de preço com a de 91 octanas.

"Gastamos cerca de US$ 1 bilhão para fazer a gasolina de 95, poderíamos economizar US$ 800 milhões com o novo sistema de preços, que podem ir para alimentos e medicamentos", disse Maduro. Segundo o chefe de Estado, 30% dos rendimentos provenientes do novo sistema de preços irão para a Missão Transporte, que inclui programas de auxílio ao transporte público.

Taxa de câmbio e salário mínimo

Maduro também anunciou que a mais forte das taxas de câmbio oficiais do país, usada para itens básicos, como alimentos e medicamentos, passará de 6,30 bolívares para cada dólar para 10 bolívares por dólar. Outro tipo de câmbio, que o líder venezuelano classificou de "complementário e flutuante", ficará em 203 bolívares por dólar.

Maduro também anunciou a alta dos preços controlados para uma centena de serviços e produtos. Na tentativa de amenizar o impacto das medidas, que podem pressionar a inflação, o presidente também decretou um aumento de salário mínimo de 20%, para 11.578 bolívares.

Crise e lembranças do "Caracaço"

A Venezuela enfrenta uma profunda crise – caracterizada por uma recessão econômica, a inflação mais alta do mundo e escassez de bens básicos –, que se agravou com a queda dos preços do petróleo, sua principal fonte de divisas.

O aumento do preço dos combustíveis é um tema sensível no país, que detém as maiores reservas de petróleo cru do mundo. Em 1989, o então presidente Carlos Andrés Pérez empreendeu uma série de ajustes econômicos, incluindo o aumento da gasolina, que levaram a protestos violentos conhecidos como "Caracaço". A partir de então, os venezuelanos assumiram como um direito adquirido desfrutar da gasolina mais barata do mundo.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade