PUBLICIDADE

América Latina

Venezuela denuncia "conspiração" da Colômbia na ONU

13 jun 2013 - 17h19
(atualizado às 17h31)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Elias Jaua, denunciou uma "conspiração política" da Colômbia contra o seu país em um encontro com jornalistas e diplomatas nesta quinta-feira na sede da ONU em Genebra.

"Há setores políticos de Bogotá, capital da nossa irmã República da Colômbia, que armaram uma plataforma de conspiração política, de rumores, de guerra psicológica contra o povo venezuelano e contra as instituições do Estado venezuelano", declarou Jaua.

"Não é um ato delicado que o presidente de um país vizinho, com o qual a Venezuela mantém um compromisso de paz, receba alguém que está fora do jogo democrático", disse Jaua sobre o recente encontro do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, com o líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles.

"A partir disso, expressamos nosso desconforto, a nossa dor, por esse gesto indelicado por parte do presidente da Colômbia em relação ao nosso povo e às instituições do Estado venezuelano", acrescentou.

Venezuela e Colômbia têm vivido momentos de tensão desde que Santos recebeu o opositor Capriles no final de maio. Maduro acusa o país vizinho de uma suposta "conspiração" contra o governo chavista.

"Recentemente, desativamos e capturamos dois grupos paramilitares colombianos que se instalaram na Venezuela a fim de gerar desestabilização, eis aí o ponto crucial de nossa discordância atual com o governo da Colômbia", declarou Jaua.

"Bogotá conspira contra a economia da Venezuela, permite a entrada de grupos armados paramilitares, cria uma plataforma em que um personagem sombrio lida com operações de guerra psicológica e boatos", insistiu.

"A Venezuela se esforça para que o povo colombiano tenha paz. A mesma paz que queremos para o povo da Colômbia, queremos preservar para o povo venezuelano, e é isso que queremos que o governo colombiano compreenda", concluiu.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade