PUBLICIDADE

América Latina

Vargas Llosa: "O que está acontecendo no Brasil é saudável"

5 mai 2016 - 15h05
(atualizado às 15h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O escritor peruano Mario Vargas Llosa afirmou nesta quinta-feira durante uma conferência em Buenos Aires que "o que está acontecendo no Brasil é saudável" para a democracia, em referência ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

O prêmio Nobel de Literatura destacou que, em uma América Latina que está deixando para trás as "quimeras" do populismo e que também já não vê as ditaduras militares como uma solução, como aconteceu no passado, "é bom que um país descubra que tem feridas e esteja disposto a cicatrizá-las, embora o esforço seja extremamente oneroso".

"O Brasil parecia ter decolado. Havia o mito de que finalmente o gigante da América Latina tinha começado a decolar e, de repente, essa democracia entra em crise e experimenta uma catarse", explicou.

Nesse contexto, para Vargas Llosa é importante notar que a "preocupação" já não é "que a democracia desapareça".

"Pelo contrário é um protesto do setor mais saudável e imaginativo do país frente a uma democracia que estava gangrenada", opinou o autor, que está na Argentina para apresentar seu novo romance na Feira do Livro de Buenos Aires.

"Os brasileiros que saem às ruas não estão pedindo socialismo, não estão pedindo o estatismo, o coletivismo, a nacionalização das indústrias chamadas estratégicas, nem muitíssimo menos, estão pedindo que os ladrões vão para a prisão", continuou.

"Tínhamos santificado Lula, o mundo tinha santificado Lula, e de repente os brasileiros são os primeiros a notar que ele também é a fonte de uma corrupção que não tinha precedentes", considerou o escritor peruano.

Além disso, Vargas Llosa opinou que "o que está acontecendo no Brasil é um aperfeiçoamento dramático de uma democracia que era muito mais imperfeita do que se via".

Na conferência, organizada pela Câmara Argentina de Comércio, Vargas Llosa repassou a situação da região e garantiu que vê o futuro com "otimismo".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade