PUBLICIDADE

América Latina

Uribe é eleito 'Grande Colombiano' em pesquisa do History Channel

24 jun 2013 - 17h43
(atualizado às 18h07)
Compartilhar

O ex-presidente Álvaro Uribe (2002-2010) foi eleito o "Grande Colombiano", de acordo com pesquisa feita pelo canal americano de TV por assinatura History Channel, que recebeu quase um milhão de votos pela Internet, informou um jornal local nesta segunda-feira.

Uribe, que ficou surpreso com a escolha, pôs em prática uma política de segurança interna que reduziu a ação violenta das guerrilhas, às quais são atribuídos vários casos de violações dos direitos humanos.

"Sem palavras para agradecer", escreveu Uribe em sua conta no Twitter, depois de saber que havia ganho a eleição com 30,3% da votação que durou três meses, anunciou nesta segunda o jornal "El Espectador" de Bogotá, que apoiou a iniciativa.

Na pesquisa, Uribe superou o Prêmio Nobel de Literatura de 1982, Gabriel García Márquez (4,78%), entre os cinco finalistas do concurso que contou com 125 candidaturas.

No editorial de hoje, "El Espectador" considerou que o resultado é produto do contexto político atual.

"Não queremos tirar nenhum mérito do ex-presidente, mas não podemos deixar de notar que sua vitória tem a ver com o contexto político atual (marcado pela polarização) de um país que continua em uma guerra que seu governo quis eliminar e que contou com o apoio maciço", analisou o jornal.

"Não queremos criticar o ex-presidente, mas não pensamos que ele seja o Grande Colombiano", acrescentou.

Para Miguel Brailovsky, responsável pela programação do History América Latina, disse que "os mais de um milhão de votos emitidos no tuhistory.com são o resultado do sucesso estrondoso que 'El Gran Colombiano' alcançou", divulgou o jornal "El Espectador", ao anunciar o resultado do concurso.

Os cinco finalistas foram o herói da independência colombiana Antonio Nariño (4,7%), Gabriel García Márquez (4,78%), o médico e criador da primeira vacina contra a malária Manuel Elkin Patarroyo (4,85%), o jornalista e humorista Jaime Garzón assassinado em 1999 (17,5%) e o ex-presidente Uribe (30,3%).

O "Grande Colombiano" segue os moldes do original da BBC de Londres, no qual o primeiro-ministro Winston Churchill foi eleito o personagem mais importante da história do Reino Unido.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade