PUBLICIDADE

América Latina

UE celebra primeiro acordo entre as Farc e o Governo da Colômbia pela paz

27 mai 2013 - 14h04
Compartilhar

A União Europeia (UE) celebrou nesta segunda-feira o acordo alcançado entre o Governo da Colômbia e as Farc sobre as terras e expressou o desejo de que isto suponha um novo impulso às negociações de paz em Havana.

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, cumprimentou em comunicado o acordo feito entre as partes sobre o primeiro ponto da agenda pactada para os diálogos de paz, porque, disse, "o tema da terra e o desenvolvimento rural se encontram no coração do conflito armado na Colômbia e causaram um grande sofrimento durante as últimas décadas".

A alta representante de Política Externa e de Segurança da UE expressou, além disso, sua esperança de que este pacto "crucial, embora parcial, suponha um novo impulso para as negociações em Havana, com vista à rápida conclusão de um acordo final de paz entre as Farc e o Estado colombiano".

Esse acordo de paz permitiria que a Colômbia "entrasse em uma fase de construção plena da paz", disse Ashton.

Ashton destacou o compromisso de ambas as partes com o processo de paz e pediu que sigam negociando e cooperando "em um espírito construtivo e de boa vontade, a fim de dar aos colombiados a paz que merecem".

O anúncio deste domingo sobre o primeiro acordo entre as Farc e o Governo colombiano representa o fechamento do debate sobre a terra dentro das negociações que foram iniciadas há mais de seis meses em Cuba, com o apoio dos representantes cubanos e noruegueses como países fiadores do processo e a Venezuela e o Chile como Governos acompanhantes.

As conversas em Havana serão retomadas em 11 de junho para começar a discutir o segundo ponto da agenda pactada para o diálogo: a participação política das Farc quando a paz for alcançada.

Os outros pontos previstos no diálogo são o fim do conflito armado, o problema do narcotráfico, o atendimento às vítimas e a verificação e ratificação do pactuado na mesa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade