PUBLICIDADE

América Latina

Tremores voltam a atingir parte do Chile; não há novos feridos

7 mar 2010 - 16h58
(atualizado às 17h12)
Compartilhar

Dois novos tremores de magnitude superior a 5 graus na escala Richter foram registrados neste domingo nas regiões central e sul do Chile, devastadas no último dia 27 por um terremoto de 8,8 graus e um tsunami. Segundo as autoridades, nenhum dos tremores causou vítimas ou danos materiais.

Motoristas aguardam liberação da estrada que dá acesso à cidade de Concepción, a mais atingida pelo tremor
Motoristas aguardam liberação da estrada que dá acesso à cidade de Concepción, a mais atingida pelo tremor
Foto: Francisco de Assis / Especial para Terra

Segundo o Instituto Sismológico da Universidade do Chile, às 15h35 locais (mesmo horário de Brasília), um tremor de 5,5 graus registrado a apenas 7,9 de profundidade sacudiu a região central do país. Seu epicentro foi localizado no litoral, a 25 km ao sul do balneário de Pichilemu e a 160 ao sudoeste de Santiago, na região de O'Higgins.

Antes, às 13h locais, outro tremor, de 5,8 graus na escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), atingiu a região de Bío-Bío. Seu epicentro foi localizado em terra firme, a cerca de 90 km ao sudoeste da cidade de Los Ángeles e a 660 de Santiago.

Segundo o USGS, outros dois tremores foram detectados no intervalo entre os dois já citados. O primeiro, às 14h02, teve 4,9 graus de intensidade e atingiu a região de Maule, com seu epicentro sob o mar, a 114 quilômetros ao noroeste de Talca. O outro aconteceu às 14h56 e teve 4,6 graus de magnitude. Seu epicentro foi localizado a 130 quilômetros ao noroeste de Temuco, na região de La Araucanía.

Antes, às 11h22, um tremor de 4,9 graus sacudiu parte da região de Bio-Bío. Segundo o USGS, o epicentro foi detectado em terra firme, a 110 quilômetros ao sudoeste de Los Ángeles e cerca de 600 km de Santiago.

Tragédia no Chile

Centenas de pessoas morreram após o terremoto de 8,8 graus na escala Richter registrado na madrugada de sábado (27) no Chile. A contagem de corpos passa de 800, e o número de afetados chega a 2 milhões, segundo o governo. A presidente Michelle Bachelet declarou "estado de catástrofe" no país.

O tremor teve epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade, na região de Maule, no centro do país e a 300 km ao sul da capital, Santiago. Por isso, foi enviado um alerta de tsunami ao chile, Peru e Equador. Segundo fontes oficiais, o terremoto aconteceu às 3h26 pelo horário local (mesmo horário em Brasília). O número de vítimas mortais e de feridos pode aumentar.

Efeitos do estrago

Os danos materiais do terremoto ainda estão sendo avaliados. O muro de uma prisão veio abaixo com o abalo sísmico, o que causou a fuga de mais de 200 detentos na cidade de Chillán, a 401 quilômetros de Santiago. O aeroporto internacional de Santiago chegou a ser fechado devido a alguns danos em suas instalações, e várias pontes ficaram danificadas.

A luz e o serviço de telecomunicações estão cortadas na região metropolitana e em Valparaíso foram registrados danos internos em edifícios. Os bombeiros correm as ruas de Santiago com megafones dando instruções à população.

Em alguns lugares, falta água potável. Pelo menos três hospitais na capital desabaram e na cidade de Concepción, cerca de 400 km ao sul de Santiago, o edifício do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais, segundo rádios chilenas.

Mais forte que no Haiti

O movimento sísmico, muito mais poderoso que o mortífero terremoto que devastou o Haiti em janeiro, também causou pânico no popular balneário de Viña del Mar. De manhã, policiais e bombeiros percorriam as ruas em distintas cidades do país para verificar a magnitude dos danos e socorrer vítimas.

O terremoto ocorreu poucos dias antes de completar 25 anos do sismo que causou centenas de vítimas e destruiu várias localidades no litoral central do Chile, em 3 de março de 1985.

EFE   
Compartilhar
Publicidade