PUBLICIDADE

América Latina

Tortura é 'generalizada' no México, diz relator da ONU

9 mar 2015 - 08h42
(atualizado às 08h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O relator especial das Nações Unidas sobre a Tortura, Juan Méndez, concluiu que "a tortura e os maus-tratos são generalizados no México", em um relatório elaborado após uma visita ao país em 2014, que será debatida nesta segunda-feira no Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra.

Os fatos em questão acontecem "nos momentos que se seguem à detenção e antes da colocação a disposição da justiça", e "ocorrem em um contexto de impunidade", cuja "finalidade é punir ou extrair confissões ou informação", disse Méndez em seu relatório.

A delegação do México antecipou que responderá ao documento de Méndez durante o debate previsto para a tarde desta segunda-feira em Genebra.

Uma fonte diplomática do México negou à AFP que a tortura seja generalizada no país.

Segundo a fonte, a acusação não se sustenta por falta de provas, e também entraria na definição de crimes contra a humanidade, elaborada na ONU após a Segunda Guerra Mundial, o que é inaceitável para o governo do México.

Esta fonte acrescenta que o Tribunal Penal Internacional não iniciou um procedimento contra o México por torturas, no contexto de crimes contra a humanidade, e que os indícios reunidos pelo relator Méndez são insuficientes, fruto de uma visita ao México de apenas 11 dias.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade