PUBLICIDADE

América Latina

Tipo de cólera é origem de mais de 130 mortes no Haiti

21 out 2010 - 14h37
(atualizado às 19h10)
Compartilhar

Uma epidemia de cólera que atinge o norte do Haiti já matou 135 pessoas e deixou mais de 1,5 mil infectadas nos últimos dias, informou nesta quinta-feira Claude Surena, presidente da Associação Médica do Haiti.

Números anteriores divulgados pelas autoridades sanitárias mostravam que pelo menos 50 pessoas morreram por diarreia aguda e centenas estavam sendo tratadas em hospitais locais enquanto testes de laboratórios estavam sendo realizados para determinar a causa da doença.

"Os primeiros resultados dos testes de laboratório mostram que é cólera, mas não sabemos qual tipo", declarou uma fonte que pediu o anonimato.

"O governo e as autoridades de saúde estão reunidos e será feito um anúncio", afirmou.

O surto ocorreu fora da capital, atingida por um terremoto avassalador de 7 graus em janeiro, matando mais de 250 mil pessoas e deixando 1,2 milhão desabrigadas.

A cólera é transmitida pela água, mas também pela comida que esteve em contato com água contaminada pela bactéria.

A cólera causa muita diarreia e vômitos, seguidos de desidratação. Com um período de incubação pequeno, pode ser fatal se não for tratada a tempo.

A Organização Mundial de Saúde afirma em seu site que a doença "atinge tanto crianças como adultos e pode matar em algumas horas".

Agências de ajuda humanitária têm manifestado durante meses seu receio de surtos de doenças que poderiam se espalhar rapidamente no Haiti devido às precárias condições sanitárias nos acampamentos de desabrigados, com pouco acesso à água potável.

O empobrecido país do Caribe tem sido atingido nos últimos dias por grandes inundações, piorando a miséria daqueles que lutam para sobreviver em barracas e acampamentos que agora permeiam o país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade