PUBLICIDADE

América Latina

Terremoto de 8,2 graus atinge o Chile; há alerta de tsunami

1 abr 2014 - 21h07
(atualizado em 2/4/2014 às 02h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Corte de energia afeta região norte após terremoto :

Um forte terremoto de magnitude 8,2 graus de magnitude foi sentido nesta terça-feira perto da área de mineração de Iquique, na região de Arica e Parinacota e Tarapacá, no Chile, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, entidade que monitora a atividade sísmica no mundo.

O governo emitiu um alerta de tsunami para toda a costa do país, que foi evacuada preventivamente: ondas de mais de 2 metros foram registradas no norte do país. Muitas cidades tiveram cortes de energia em decorrência do tremor.

O terremoto ocorreu às 20h46, no horário local, e seu epicentro foi localizado a 85 quilômetros ao sudoeste de Cuya, e a 95 quilômetros de Iquique, com 20,1 quilômetros de profundidade. 

Uma sequência de ao menos 10 terremotos com mais de 5 graus de magnitude atingiram o país na mesma região, sendo um deles de 6,2 graus, todos com baixas profundidades, o que geralmente pode causar mais danos. 

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi) recomendou que as pessoas da orla costeira das regiões de Arica, Parinacota e Tarapacá deixassem o local a pé, e não de carro. O diretor do Escritório Nacional de Emergência, Ricardo Toro, convocou um comitê de operações de emergência nacional e os comitês regionais de operações de emergência em cada uma das regiões. 

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha também pediu, por meio de mensagens de SMS, que a região fosse evacuada e confirmou que existe "um perigo iminente de tsunami".

Em comunicado, o organismo afirmou que o tsunami poderá ser "altamente destrutivo" e deverá se manifestar por horas. Ondas de 2 metros já podem ser vistas em Iquique. O terremoto causou uma interrupção no fornecimento de energia em diferentes áreas.

Evacuação preventiva

O governo do Chile informou que o alerta de tsunami afeta toda a costa chilena - de 4 mil quilômetros de extensão - e que ainda não há relatos sobre mortes. "Todos os comitês de emergência estão em operação, e a evacuação em toda a costa litorânea é preventiva, mas ninguém pode retornar a seus lares até que não receba uma ordem da autoridade", declarou o subsecretário do Interior, Mahmoud Aleuy.

Em entrevista coletiva no Escritório Nacional de Emergência (Onemi), em Santiago, Aleuy disse aos jornalistas que foi registrado um leve deslizamento de terra no Morro de Arica, no extremo norte do Chile, que há estradas e ruas bloqueadas na cidade de Colchane e que até agora não há relatos de danos em residências.

A respeito do alerta de tsunami, Aleuy afirmou que as maiores ondas foram registradas na cidade de Iquique, a 1.857 quilômetros ao norte de Santiago, onde alcançaram 2,5 metros de altura. Ainda de acordo com ele, a torre de controle do aeroporto internacional de Iquique está momentaneamente fora de serviço, e a cidade se encontra às escuras, sem energia elétrica.

Redes de TV locais informaram que os navios da Marinha estão deixando o porto de Valparaíso rumo a mar aberto para evitar um eventual tsunami. O mesmo estão fazendo os navios no porto de San Antonio, situado a 102 quilômetros a sudoeste de Santiago. Além disso, vários voos com destino ao norte do país foram cancelados, afirmaram as autoridades aeroportuárias chilenas.

Tremor também foi sentido na Bolívia

O terremoto também foi sentido nas regiões de La Paz e Oruro, no oeste da Bolívia, e na região central de Cochabamba, sem que as autoridades tenham informado até o momento sobre vítimas e danos, informou o Observatório Sismológico de San Calixto. "La Paz está a aproximadamente 460 quilômetros do epicentro, por isso o tremor foi sentido com grande força nesta cidade, e também em Oruro e Cochabamba", disse o geólogo Teddy Griffith.

Segundo o especialista, a intensidade do tremor calculada para La Paz foi de entre quatro e cinco graus na escala de Mercalli, mas, por enquanto, não há informações sobre danos pessoais ou materiais. A imprensa local informou que dezenas de pessoas abandonaram por vários minutos alguns edifícios no centro e no sul de La Paz por precaução.

Com informações das agências internacionais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade