PUBLICIDADE

Mundo

Terremoto de magnitude 7,4 atinge o México; não há vítimas

20 mar 2012 - 15h17
(atualizado às 17h45)
Compartilhar

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a região de Oaxaca, no Estado de Guerrero, no sul do México, às 12h02 desta terça-feira (15h02 pelo horário de Brasília). De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado a aproximadamente 20 km de profundidade e a 190 km a leste da cidade de Acapulco, na costa mexicana do Oceano Pacífico. Não houve vítimas, apenas danos em cerca de 500 imóveis.

 Milhares de pessoas foram evacuadas de prédios e moradias quando o tremor foi sentido na Cidade do México
Milhares de pessoas foram evacuadas de prédios e moradias quando o tremor foi sentido na Cidade do México
Foto: AP

Especial: os piores terremotos do século

Inicialmente, a estimativa do USGS era de um tremor de 7,9 graus, a uma profundidade de 17,5 km. A magnitude chegou a ser ajustada para 7,6 antes de ser confirmada com o atual valor. O Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, por sua vez, havia estimado entre 6,5 e 6,6 graus a magnitude do tremor, corrigindo o número posteriormente para 7,8 - dado não compartilhado pelo serviço de medição dos Estados Unidos. Após o tremor principal, foram registradas no mínimo seis réplicas - a mais forte foi de 5,3 graus, segundo o SSN.

O terremoto teria durado 5 minutos e teria sido sentido na Cidade do México, forçando milhares de pessoas a evacuar edifícios e moradias e interrompendo temporariamente os serviços de telefonia. Imagens de redes de televisão locais transmitidas cerca de uma hora depois mostraram a capital mexicana com poucas pessoas nas ruas, mas calma e sem grandes danos aparentes, à parte alguns tijolos derrubados de um prédio.

A Câmara dos Deputados suspendeu seus trabalhos. Todos os congressistas presentes no Palácio Legislativo de San Lázaro foram evacuados, assim como os funcionários, para os jardins do complexo parlamentar.

Mais tarde, as autoridades locais confirmaram que não houve danos. "Graças a Deus não houve nenhuma perda humana", afirmou o governador de Guerrero, Ángel Aguirre, em declarações ao canal de televisão Milenio. Segundo ele, o tremor atingiu uma das áreas mais pobres do Estado. As autoridades disponibilizaram albergues provisórios para atender os desabrigados, acrescentou Aguirre.

Por sua parte, o presidente do México, Felipe Calderón, afirmou que o terremoto causou "um susto muito forte", mas confirmou que até o momento não há vidas que lamentar nem danos maiores. "Os hospitais, as clínicas, estão funcionando bem, com normalidade, alguns vidros quebrados, muito susto, muito pânico, é certo, mas (o sistema sanitário) está bem", completou o presidente.

Na localidade de Zihuatanejo, no Estado de Guerrero, a cerca de 230 km de Acapulco terremoto não houve grandes impactos. Jacobo Pastora, recepcionista do Hotel Amuleto, na praia de La Ropa, afirmou ao Terra que o tremor foi mínimo e que as pessoas não saíram às ruas como em outras regiões. "Aqui está tudo bem, eu estava trabalhando dentro do hotel quando soube do terremoto, mas não senti nada", disse.

Além disso, a Defesa Civil de Guerrero logo descartou a possibilidade de tsunami. "Está descartado um tsunami", disse o titular dessa dependência, Víctor Flores, em entrevista coletiva, na qual destacou que o epicentro estava relativamente longe do litoral.

Mapa mostra a localização do epicentro

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade