PUBLICIDADE

América Latina

Terremoto de magnitude 7,2 atinge o México

Estado mais atingido foi Guerrero, mas moradores da capital também sentiram o abalo

18 abr 2014 - 11h51
(atualizado às 14h47)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Imagem da USGS mostra ponto amarelado - onde terremoto atingiu com mais força nesta sexta-feira</p>
Imagem da USGS mostra ponto amarelado - onde terremoto atingiu com mais força nesta sexta-feira
Foto: USGS / Reprodução

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o México nesta sexta-feira às 9h28 (hora local - 11h28 em Brasília), no estado de Guerrero, perto da cidade de Tecpan, ao norte de Acapulco. 

O estado mais atingido teria sido Guerrero, mas também foi sentido na populosa Cidade do México e outros estados próximos como Puebla, causando evacuações de edifícios em meio às comemorações de Páscoa.

O terremoto teve epicentro no Estado de Guerrero, a noroeste de Acapulco, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), e ocorreu a uma profundidade de 24 quilômetros.

O chefe dos serviços de emergência do governo mexicano, Luis Felipe Puente, disse que não houve informações de danos e o Centro de Alerta do Pacífico dos EUA informou que não esperava que o terremoto provocasse um tsunami destrutivo.

O terremoto ocorreu a 265 km ao sudoeste da Cidade do México e houve um tremor de, pelo menos, 30 segundos.

Segundo o Serviço Sismológico Nacional (SSN), houve corte do fornecimento de energia elétrica e alguns moradores tiveram de ser retirados de suas casas.

Pessoas saíram de prédios e restaurantes na Cidade do México após terremoto de 7,5 atingir país
Pessoas saíram de prédios e restaurantes na Cidade do México após terremoto de 7,5 atingir país
Foto: AFP

"Há uma crise de pânico", disse Alicia Dominguez à AP, no escritório de proteção civil. "Os turistas são os mais abalados". 

Autoridades de proteção civil estão patrulhando a cidade para verificar se há danos e vítimas. Na superpovoada capital mexicana, o prefeito Miguel Ángel Mancera informou sobre retiradas preventivas de edifícios.

"Este foi realmente forte", disse Gabriel Alejandro Hernandez Chavez , de 45 anos, guarda de um dos prédios no centro de Cidade do México. " E eu estou acostumado a terremotos".

Moradores da Cidade do México disseram que objetos caíram das prateleiras em suas casas e muitos ficaram sem energia. Alguns saíram às ruas de pijamas. Não havia relatos imediatos de vítimas ou danos graves.

Este foi um dos maiores terremotos a atingir o México em vários anos.

A Cidade do México é vulnerável até mesmo a terremotos distantes, porque muito é sentada em terreno de sedimentos lodosos em leitos de lagos drenados.

Um outro terremoto de magnitude 8,1 ocorreu em 1985 e matou pelo menos 6 mil pessoas, destruindo vários edifícios da Cidade do México, e foi centrado a 400 quilômetros de distância, na costa do Pacífico.

Ainda não há relatos de vítimas ou danos.

Com informações da Reuters, AP, AFP e CNN. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade