PUBLICIDADE

Mundo

Terremoto de 8,8 graus atinge o Chile

27 fev 2010 - 04h04
(atualizado às 06h28)
Compartilhar

Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu o Chile na madrugada desse sábado, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).O terremoto teve epicentro no mar, e atingiu a região central do Chile, a cerca de 300 km a sul de Santiago, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O chefe do ONEMI, Oswaldo Malsandi, disse que o abalo aconteceu às 3h26 pelo horário local (mesmo horário em Brasília) e teve epicentro a 90 km da cidade de Concepción. Dois outros abalos de menor intensidade foram registrados momentos depois, segundo Malsandi. A capital Santiago ficou às escuras, e muitas pessoas saíram às ruas, segundo colaboradores da agência Efe.

O tremor teve epicentro no mar, a 59,4 km de profundidade, na região de Maule, no centro do país, e por isso foi enviando um alerta de tsunami ao chile, Peru e Equador.

O serviço de energia elétrica e as comunicações estão cortados nas regiões de Santiago e Valparaiso, e foram registrados danos internos em edifícios. Muitas pessoas estão nas ruas, e também há um grande movimento de automóveis na capital chilena. Vários encanamentos foram atingidos, e por isso em alguns lugares falta água potável.

Equipes de bombeiros percorrem as ruas de Santiago e dão instruções à população com ajuda de megafones. As primeiras informações indicam que o terremoto foi sentido ao longo do Chile, desde a região de Antofagasta, norte do país, até Los Lagos, no sul. Segundo a imprensa argentina, o abalo também foi sentido na região central do país e em algumas zonas de Buenos Aires.

EFE   
Compartilhar
Publicidade