PUBLICIDADE

América Latina

Terremoto de 6,9° na escala Richter deixa seis feridos no Peru

25 set 2013 - 18h28
(atualizado às 19h30)
Compartilhar

Um terremoto de 6,9° na escala Richter atingiu nesta quarta-feira a região de Arequipa, no Peru, e deixou seis feridos, além de provocar deslizamentos de terra, interrupção no fornecimento de energia elétrica e bloqueios nas rodovias.

O presidente do Peru, Ollanta Humala, que está em Nova York para a Assembleia Geral da ONU antecipou seu retorno ao país para atender à emergência causada pelo terremoto.

"Estamos acelerando as atividades para poder viajar o mais rápido possível, provavelmente amanhã. Felizmente o que nos tranqüiliza é que não houve vítimas e o governo já está atuando", declarou a uma rádio peruana.

O chefe da Defesa Civil já foi para a região do terremoto, que causou o desmoronamento de um número ainda não sabido de casas, afundamento de vias em vários distritos da província de Caravelí, onde estava o epicentro do tremor.

O presidente Humala informou que "não há neste momento uma situação que fuja do controle".

No distrito de Endoidece uma parte da estrada Pan-Americana Sul afundou, o que provocou o corte do trânsito em dois quilômetros dessa importante via, confirmou a polícia de Estradas.

O forte tremor aconteceu as 11h42 (local, 13h42 em Brasília) em Arequipa e, com menor intensidade, em várias cidades, como Lima, Moquegua, Ica, Tacna e Huancavelica.

De acordo ao relatório do Instituto Geofísico Peruano (IGP), o epicentro do terremoto estava a 64 quilômetros ao sul do distrito de Lombadas, província de Caravelí, na região Arequipa, a uma profundidade de 30 quilômetros.

O último terremoto de grande magnitude, de 7,9 graus, aconteceu em 2007 na região de Ica e deixou 500 mortos e causou milionárias perdas econômicas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade