PUBLICIDADE

Mundo

Terremoto de 6,3 graus de magnitude atinge sudoeste do México

1 mai 2012 - 20h23
(atualizado às 22h08)
Compartilhar

Um terremoto de 6,3 graus de magnitude momento ocorreu nesta terça-feira na costa do Pacífico mexicana, perto da fronteira com a Guatemala, informaram autoridades do Estado de Chiapas.

O Serviço Sismológico Nacional do México registrou o epicentro do terremoto a 126 km a sudoeste de Ciudad Hidalgo, na fronteira entre Chiapas e Guatemala, a uma profundidade de 40 km. "Foram registradas réplicas, mas sem vítimas", salvo algumas crises de pânico, informou o serviço de proteção civil de Chiapas.

A assessoria de imprensa do Instituto de Proteção Civil para o Controle Integral de Riscos de Desastres informou que imediatamente após o tremor - calculado pelo Instituto Geofísico dos EUA em 6,3 graus de magnitude momento e o SSN em 6,1 na escala Richter - foi registrada uma réplica de 4,7 graus Richter.

O Sistema Estadual de Proteção Civil de Chiapas informou outros seis tremores na região, que é de alta sismicidade já que nela confluem três placas tectônicas, a de Cocos, a do Caribe e a da América do Norte, mas apenas o de Ciudad Hidalgo foi sentido pela população.

Também nesta terça-feira foi detectado um terremoto no centro do país, a cerca de 200 km a sudoeste da Cidade do México. Não houve informação de vítimas ou danos. Esse foi o quarto terremoto a atingir a capital em pouco mais de um mês, desde que um tremor deixou dois mortos e uma dezena de feridos no último 20 de março.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade