PUBLICIDADE

América Latina

Terremoto de 6,2 graus de intensidade sacode o norte do Chile

26 mar 2010 - 12h33
(atualizado às 12h56)
Compartilhar

Um tremor de 6,2 graus na escala de Richter sacudiu nesta sexta-feira o norte de Chile, causando alarme na população, apesar das autoridades não informarem sobre vítimas ou danos materiais, quando completa um mês o forte terremoto que atingiu o centro e o sul do país.

O epicentro do tremor foi localizado a 35 km de profundidade, 613 km norte de Santiago, seundo informe da agência sismológica americana (USGS).

Para medir a intensidade de um tremor, a USGS utiliza a "magnitude momento" (Mw), uma escala aberta em que a medição 6 é considerada forte.

Mais cedo, as autoridades chilenas haviam anunciaram que suspenderam o toque de recolher na cidade de Concepção, uma das mais atingidas pelo terremoto que sacudiu o Chile há um mês, apesar das Forças Armadas continuarem patrulhando as ruas.

O anúncio foi feito pelo Comando de Operações Terrestres encarregada da segurança de Concepción e as cidades que permaneceram sob esta medida.

O toque de recolher foi decretado nesta cidade de meio milhão de habitantes dois dias depois do terremoto de 27 de fevereiro, em meio a saques e atos de vandalismo de centenas de habitantes.

O terremoto de magnitude 8,8 graus e o tsunami que atingiram o Chile em 27 de fevereiro deixaram até o momento 452 mortos confirmados e quase uma centena de desaparecidos, além de 30 bilhões de dólares em danos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade