PUBLICIDADE

América Latina

Temporal em Buenos Aires e La Plata já tem 55 mortos

4 abr 2013 - 12h16
(atualizado às 12h30)
Compartilhar

Pelo menos 55 pessoas morreram devido a um forte temporal que afetou nessa terça-feira as cidades argentinas de Buenos Aires e La Plata, segundo informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

A maior parte das vítimas mortas foi registrada em La Plata, a 60 quilômetros da capital, onde o temporal chegou na terça-feira pela noite após ter causado seis mortes e danos materiais em Buenos Aires.

Em La Plata "há 49 vítimas, das quais 34 já estão identificadas e 22 corpos já foram entregues às famílias", disse em entrevista coletiva o governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli.

Scioli afirmou que ainda há cerca de mil desalojados em La Plata, cidade natal da presidente Cristina Kirchner, e informou que os rios estão sendo vasculhados em busca de desaparecidos.

Segundo o secretário de Segurança argentino, Sergio Berni, ainda falta localizar 20 pessoas, mas Scioli não mencionou números de desaparecidos.

O governador da província de Buenos Aires adiantou que estão sendo avaliadas isenções fiscais e outro tipo de ajuda para que os milhares de desabrigados possam reconstruir suas casas e refazer suas vidas.

Uma vez retrocederam as águas, que chegaram a passar de 1,70m em algumas regiões da cidade, os afetados continuavam hoje a limpeza de suas casas e tentavam salvar seus pertences, enquanto reivindicavam o reatamento da provisão elétrica, água potável e colchões.

O governo argentino decretou nesta quarta-feira três dias de luto nacional pelas vítimas mortas no desastre natural.

EFE   
Compartilhar
Publicidade