PUBLICIDADE

América Latina

Tempestade tropical Cosme se forma no Pacífico mexicano

24 jun 2013 - 13h55
Compartilhar

A tempestade tropical Cosme, a terceira da temporada 2013 no Pacífico, se formou na madrugada desta segunda-feira em águas mexicanas e, apesar de poder se transformar em um furacão nas próximas 48 horas, sua trajetória se distancia da costa, informou uma fonte oficial.

Cosme está a 695 km ao sul do porto turístico de Manzanillo, no estado de Colima, e a 650 km ao sudoeste do município de Lázaro Cárdenas, no estado de Michoacán, ambos localizados no oeste mexicano, informou o Serviço Meteorológico Nacional de México (SMN).

"O fenômeno pode se converter em um furacão nas próximas 48 horas e continuará se movendo para o noroeste, afastando-se do país a uma velocidade de 17 km/h, com ventos máximos de 65 km/h e rajadas de 85 km/h", explicou a instituição em seu último comunicado.

Embora as autoridades tenham classificado Cosme com um índice de periculosidade médio, advertiram que a tempestade pode provocar chuvas muito fortes e intensas não só em Michoacán e Colima, mas também em Jalisco (oeste), Oaxaca e Guerrero (sul).

Cosme é a terceira tempestade tropical da temporada 2013 que se forma no Pacífico, depois de Alvin e Bárbara.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade