0

Tempestade tropical Agatha chega ao México

29 mai 2010
19h49
atualizado às 20h59

A tempestade tropical Agatha provocará chuvas de fortes a intensas nos estados do sul do México, particularmente no de Chiapas, informou neste sábado o Serviço Nacional de Meteorologia (SMN). Agatha, que chegou ao México depois de passar pela Guatemala, onde deixou 12 mortos. A forte chuva se encontra agora na zona do golfo de Tehuantepec e também provocará ondas de 2m a 4m no sudeste mexicano.

Tempestade, antes de chegar ao México, causou destruição na Guatemala
Tempestade, antes de chegar ao México, causou destruição na Guatemala
Foto: AP

O fenômeno meteorológico afeta tanto o litoral do Pacífico, quanto o do Golfo do México e do mar do Caribe. O sudeste de Chiapas, a zona mais próxima à fronteira com a Guatemala, é onde Agatha poderá atuar com mais potência, gerando chuvas de 70 a 150 mm.

A Defesa Civil do estado disseram à Agência Efe que foi ativado o alerta amarelo e 120 famílias foram retiradas de suas casas como medida de precaução. A tempestade Agatha, que se formou no litoral Pacífico guatemalteco, chegou ao México e está voltando para a Guatemala, segundo autoridades de Chiapas.

Em algumas partes dos estados de Oaxaca, Guerrero, Veracruz, Campeche, Tabasco e Quintana Roo há o risco de tempestades intensas. Já em El Salvador, o alerta amarelo subiu para o laranja e não foi descartada a possibilidade de que ele passe para vermelho, diante do aumento das chuvas no país, por causa da tempestade tropical.

Além disso, foi confirmada a segunda morte por causa das chuvas, ocorrida este sábado na cidade de Cojutepeque, a 33 km a oeste de San Salvador.

EFE   

compartilhe

publicidade
publicidade