PUBLICIDADE

América Latina

Tempestade Earl deve se transformar em furacão neste domingo

29 ago 2010 - 09h56
(atualizado às 10h23)
Compartilhar

A tempestade Earl se aproxima neste domingo das Pequenas Antilhas com cada vez maior intensidade, enquanto o furacão Danielle segue perdendo força passando a ciclone de categoria um, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Os meteorologistas preveem que Earl, com ventos de 110 km/h e que se movimenta a 30 km/h, se transformará em furacão de categoria um na última hora de domingo ou na segunda-feira.

Earl, a quinta tempestade da temporada de furacões do Atlântico, está hoje a 675 km ao leste do norte das Pequenas Antilhas.

O NHC explicou no boletim das 9h (de Brasília) que emitiu uma advertência de furacão para as ilhas de Antígua e Barbuda, Montserrat, São Cristóvão e as Neves, Anguilla, Saint Martin, São Bartolomé, Saba e São Eustáquio.

Ao mesmo tempo, emitiu aviso de furacão para as Ilhas Virgens e Porto Rico, incluindo as ilhas de Cobra e Vieques.

Já Danielle passou de um poderoso furacão de categoria quatro para dois na escala de intensidade Saffir-Simpson (de no máximo de cinco) para um no processo de degradação nas águas mais frias do Atlântico Norte.

O olho do furacão passou muito ao leste de Bermuda no sábado à noite e se movimenta a 33 km/h com ventos máximos de 150 km/h em direção nordeste.

Na atual temporada de ciclones do Atlântico, que começou em 1º de junho e vai até 30 de novembro, se formaram cinco tempestades tropicais e dois furacões.

A Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) atualizou a previsão. Conforme o órgão, durante a temporada poderão se formar entre 14 e 20 tempestades e entre oito a 12 furacões com possibilidades de afetar os Estados Unidos, o Caribe, a América Central e o Golfo do México.

Os meteorologistas alertaram que será uma temporada "muito ativa" porque, desses furacões, entre quatro e seis poderiam ser de grande intensidade, com ventos superiores a 177 km/h.

EFE   
Compartilhar
Publicidade