PUBLICIDADE

América Latina

Tempestade Bárbara vira furacão perto da principal refinaria do México

29 mai 2013 - 15h46
(atualizado às 15h48)
Compartilhar

A tempestade tropical Bárbara se tornou um furacão nesta quarta-feira no Pacífico ao se aproximar da costa sul do México em uma rota que poderá levá-lo à principal refinaria de petróleo do país.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNF) disse que o furacão estava 105 quilômetros a leste-sudeste do porto de Salina Cruz, no Estado de Oaxaca (sul). Os ventos sopravam com velocidade de até 120 quilômetros por hora.

O sistema se deslocava a cerca de 18 quilômetros por hora e deve chegar ao continente em algumas horas, enfraquecendo-se rapidamente em seguida.

A estatal petrolífera Pemex disse nesta quarta-feira que sua maior refinaria, com capacidade para processar 330 mil barris por dia, continua operando normalmente, em Salina Cruz.

Portos da região que recebem embarcações pequenas foram fechados, e os serviços de emergência de Oaxaca começaram a retirar moradores de áreas vulneráveis, inclusive nos arredores da refinaria.

O CNF emitiu alerta de furacão para o trecho de Puerto Angel a Barra de Tonala, no litoral de Oaxaca, e um alerta de tempestade tropical entre Barra de Tonala e Boca de Pijijiapan, no vizinho Estado de Chiapas.

Os meteorologistas preveem chuvas de 100 a 200 milímetros em partes de Oaxaca e Chiapas, e uma ressaca de 1 a 1,5 metro acima do nível normal das marés.

(Reportagem de David Alire Garcia e Liz Diaz)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade