PUBLICIDADE

América Latina

Tempestade Agatha mata pelo menos 20 na América Central

El Salvador decreta alerta vermelho; tempestade mata 20 na América Central

30 mai 2010 - 10h03
(atualizado às 13h22)
Compartilhar

A tormenta tropical Agatha provocou no sábado a morte de 14 pessoas na Guatemala e de seis em El Salvador. Agatha foi a primeira tormenta da temporada 2010. Diante da continuidade do fenômeno, o presidente Mauricio Funes decretou neste domingo o alerta vermelho em todo território nacional. O resgate tenta localizar outras eventuais vítimas dadas como desaparecidas. O Serviço Nacional de Estudos Territoriais (SNET) informou que as condições climáticas prosseguirão críticas em todo o país ainda por um tempo.

A Guatemala, que já estava em alerta pela erupção do vulcão Pacaya, é o país mais afetado até agora pela Agatha. As chuvas causaram um desmoronamento no município de Alomolonga, a cerca de 200km da capital guatemalteca, soterrando a casa de uma família de quatro pessoas. David de León, chefe de informação da Coordenadora Nacional para Redução de Desastres de Guatemala, confirmou a morte de outros quatro menores e quatro adultos na capital, e informou sobre 11 desaparecidos.

"Estamos diante de uma emergência séria", afirmou o presidente da Guatemala, Alvaro Colom, em uma mensagem transmitida por rádio e TV. "Faço um chamado à comunidade internacional e à população para que colaborem com as equipes de socorro para evitar tragédias maiores."

Em El Salvador, um homem de 78 anos morreu após ser arrastado pela correnteza, quando tentava atravessar uma rua inundada, disse à Reuters o governador do Estado de Cuscatlán, Walter Navarrete.

A primeira tempestade tropical da temporada, Agatha, deixa 20 mortos
A primeira tempestade tropical da temporada, Agatha, deixa 20 mortos
Foto: AP
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade