PUBLICIDADE

América Latina

Tabaré Vázquez confirma candidatura à presidência do Uruguai em 2014

Ex-presidente será o representante da coligação de José Mujica no pleito do ano que vem

7 ago 2013 - 19h40
(atualizado às 20h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Ex-presidente será candidato à sucessão de José Mujica, invertendo a dobradinha da última eleição
Ex-presidente será candidato à sucessão de José Mujica, invertendo a dobradinha da última eleição
Foto: Fernando Diniz/Arquivo / Terra

O ex-presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, confirmou nesta quarta-feira que aceitou o convite da coalizão Frente Ampla e, assim, será candidato à presidência em 2014. O anúncio foi feito logo após uma reunião com os principais líderes da coalizão governista em sua residência.

O anúncio de Vázquez põe fim a meses de especulações sobre quem seria o candidato para suceder José Mujica na presidência do país, já que o Uruguai não tem reeleição imediata. O ex-presidente disse ao jornal El Observador que tomou a decisão “pelo país e pela Frente Ampla”. 

Tabaré Vázquez foi presidente do Uruguai entre 2005 e 2010, antes de Mujica. Sua eleição pôs fim há vários mandatos consecutivos dos partidos Colorado e Nacional.

O deputado Julio Bango, do Partido Socialista – um dos quase 30 que formam a coalizão Frente Ampla -, disse ao jornal digital 180 que Tabaré vê com bons olhos que sejam realizadas eleições internas com múltiplas candidaturas dentro do grupo político.

“Podem dizer que eu aceito”, respondeu o ex-presidente ao ser questionado por um grupo de líderes do Frente Amplo, entre eles, a senadora Lucía Topolansky, mulher de Mujica. “O que ele aceita é que se proponha seu nome como candidato a presidente do Frente Amplo. Isso, quem vai resolver é o congresso (do partido)”, esclareceu Bango.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade