PUBLICIDADE

América Latina

Surto de vírus H1N1 teria causado 17 mortes na Venezuela

Segundo versões de autoridades regionais e da imprensa privada, o número de infectados seria de pelo menos 250 no país de 29 milhões de habitantes

27 mai 2013 - 16h25
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Um surto do vírus da gripe H1N1 teria provocado a morte de pelo menos 17 pessoas na Venezuela, afirmaram nesta segunda-feira reportagens de jornais independentes que não foram confirmadas pelo governo.

Segundo versões de autoridades regionais e da imprensa privada, o número de infectados seria de pelo menos 250 no país de 29 milhões de habitantes. O vírus H1N1 foi declarado uma pandemia global em junho de 2009, dois meses depois de seu surgimento na América do Norte.

"Passamos em questão de três semanas de 20 casos a quase 250, é um número alarmante, e o balanço para hoje é que há 16 Estados do país que apresentaram casos humanos e estamos já em 17 mortes", disse o ex-ministro da Saúde e Assistência Social Rafael Orihuela a um canal de televisão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), exames de laboratório confirmaram mais de 18 mil mortes no mundo por H1N1, vírus também conhecido como gripe suína, mas a cifra real seria muito maior.

"Estamos tendo um movimento de uma pandemia que aconteceu no planeta há três anos e meio", acrescentou o especialista, que também é pesquisador de doenças infectocontagiosas. Os Estados da fronteira com a Colômbia e os localizados nas zonas andinas seriam os que registram um índice maior da doença.

A gripe H1N1 é um subtipo de influenza que afeta seres humanos e é transmitida de pessoa a pessoa de forma muito semelhante ao processo de contágio da gripe, ou seja, por meio de tosse e espirros, ou levando as mãos à boca e ao nariz depois de tocar algo infectado com o vírus.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade