PUBLICIDADE

América Latina

Suposto líder das Farc acusado de 160 ataques é detido

21 mai 2013 - 13h55
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia colombiana informou nesta terça-feira sobre a captura de quatro supostos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), entre eles o conhecido como "Horacio", líder da frente "Manuel Cepeda Vargas" e responsável por mais de 160 ataques no departamento de Valle del Cauca.

Em entrevista coletiva, o diretor da Polícia Nacional, o general José Roberto León Riaño, assegurou que "foi um forte golpe contra o terrorismo" e confirmou que "Horacio" era o segundo líder da frente Manuel Cepeda Vargas, que atua na região de Valle del Cauca.

O homem conhecido como "Horacio" é responsável por "mais de 160 ações terroristas contra a infraestrutura estratégica, contra a população civil e contra integrantes da polícia no sudoeste do país", afirmou Riaño.

O diretor acrescentou que o insurgente "está envolvido nas investigações dos atentados terroristas contra o Palácio de Justiça de Cali - capital de Valle del Cauca - contra uma emissora de rádio e contra a regional de inteligência da mesma cidade".

Riaño também disse que o conhecido como "Horacio" tem uma trajetória terrorista de mais de 18 anos, nos quais integrou as frentes 6 e 30 das Farc, assim como a coluna "Jacobo Arenas".

"Nesta última, recebeu capacitação" sobre "formação de estruturas terroristas e sobre colocação de artefatos explosivos", manifestou o general.

Na operação, foi capturado ainda o conhecido como "Perverso", "ele era o líder das redes de apoio ao terrorismo no Valle del Cauca desta frente Manuel Cepeda Vargas, diretor financeiro, já que coletava o dinheiro produto do narcotráfico e de extorsões e se encarregava do movimento logístico para a localização de carros bomba", comentou León Riaño.

O diretor da polícia confirmou igualmente a captura do conhecido como "Diego"e do conhecido como "Chamorro".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade