PUBLICIDADE

América Latina

Sobe para 280 o número de mortos em deslizamento de terra na Guatemala

13 out 2015 - 00h11
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades da Guatemala elevaram nesta segunda-feira para 280 o número de mortos e reduziram para 260 a quantidade de desaparecidos no deslizamento de terra ocorrido em 1º de outubro em uma comunidade nos arredores da capital.

A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred) detalhou que, além dos números de mortos e desaparecidos, há 463 sobreviventes alojados em vários abrigos.

O acidente aconteceu na noite de 1º de outubro quando uma encosta próxima desmoronou por causa das fortes chuvas que caíram na região e soterrou por volta de 100 casas no município de Santa Catarina Pinula, nos arredores da capital.

As autoridades calculam que 73 casas foram destruídas no total, mas este número ainda é preliminar.

Os trabalhos de resgate prosseguiram nesta segunda-feira pelo 11º dia consecutivo no local do acidente, onde ficava a comunidade de El Cambray II.

O presidente do país centro-americano, Alejandro Maldonado Aguirre, visitou hoje os sobreviventes da tragédia e prometeu a construção de novas casas antes do fim do ano.

As autoridades consideraram declarar o local como cemitério devido à dificuldade dos trabalhos de resgate, além dos riscos sanitários, mas esta decisão ainda está sendo analisada.

De acordo com estudos da Conred, por volta de 300 mil pessoas vivem em locais considerados de risco na Cidade da Guatemala.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade