PUBLICIDADE

América Latina

Nº de mortes em desmoronamento na Guatemala sobe para 152

Cerca de 300 pessoas ainda estão desaparecidas

5 out 2015 - 22h23
(atualizado em 6/10/2015 às 13h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

Autoridades da Guatemala elevaram nesta segunda-feira para 152 o número de mortos em um desmoronamento ocorrido na quinta-feira passada em um assentamento próximo à capital e esperam que as chuvas aumentem durante as próximas horas, o que dificultará os trabalhos de resgate das 300 pessoas que ainda estão desaparecidas.

"Até o momento 152 pessoas falecidas na comunidade El Cambray II. Os trabalhos continuam", publicou a procuradoria guatemalteca em sua conta no Twitter.

Por sua vez, a estatal Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred) confirmou o número de 144 mortos, já que maneja números mais lentamente para cumprir todos os protocolos oficiais.

Imagem aérea da região afetada
Imagem aérea da região afetada
Foto: EFE

Deles, 40 estão identificados (28 adultos e 12 menores de idade) e 68 ainda não foram reconhecidos (43 adultos e 25 menores).

O número restante, 36, corresponde a restos humanos dos quais as autoridades até o momento não puderam determinar nem sexo nem idade devido ao mal estado no qual se encontram.

O diretor do Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh), Eddy Sánchez, disse à Agência Efe que há previsão de mais chuvas para as próximas horas.

Cerca de 1.200 pessoas ajudam nas buscas
Cerca de 1.200 pessoas ajudam nas buscas
Foto: Divulgação/BBC Brasil

Sánchez detalhou que "a quantidade de chuva é bem pouca, mas muito persistente" e acrescentou que, devido às condições do terreno, "preocupa" pelo risco possam causar mais desmoronamentos, porque o solo "já superou" seu poder de absorção.

As autoridades retomaram ao meio-dia de hoje as escavações e a remoção da terra em busca dos desaparecidos de El Cambray II assim que o clima permitiu.

Segundo confirmaram fontes oficiais, no local também foram encontrados 17 cachorros, sete gatos, um papagaio em espécie de extinção e várias galinhas.

Foto: EFE
Foto: EFE
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade