PUBLICIDADE

Estados Unidos

Snowden sairá de Moscou rumo a Havana, diz agência russa

24 jun 2013 - 05h19
(atualizado às 07h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

O ex-técnico da CIA Edward Snowden, acusado de espionagem nos Estados Unidos, sairá de Moscou com destino a Havana às 7h05 (horário de Brasília), informou hoje uma fonte russa anônima citada pela agência Interfax. Snowden, acrescentou a fonte, viajará para a capital cubana no voo direto da linha aérea Aeroflot SU150, que tem uma duração de quase 13 horas.

O ex-técnico da CIA solicitou asilo ao Equador, cujo chanceler, Ricardo Patiño, disse neste domingo que estuda o assunto com "responsabilidade", ao mesmo tempo em que destacou a importância da "liberdade de expressão".

Desde que Snowden, que revelou uma trama de espionagem em massa realizada pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha, chegou ontem a Moscou procedente de Hong Kong, as autoridades russas guardam silêncio.

A imprensa russa repercutiu hoje informações não confirmadas que Snowden, que segundo todas as versões permanece como passageiro em trânsito no aeroporto Sheremetyevo de Moscou, teria se reunido ali com membros da missão diplomática do Equador na capital russa.

Todas as tentativas da agência EFE de entrar em contato com a Embaixada do Equador em Moscou foram infrutíferas. O chanceler equatoriano deve explicar nas próximas horas em entrevista coletiva a postura de seu país em relação ao pedido de Snowden.

O ex-técnico, 30 anos, deixou no domingo Hong Kong rumo à Rússia, um dia depois de os EUA terem pedido sua extradição para que responda a três acusações de espionagem e roubo de propriedade federal, apresentados na sexta-feira em um tribunal na Virgínia (EUA) e que poderiam custar a ele até 30 anos de prisão.

O governo de Hong Kong disse que rejeitou o pedido porque os EUA "não cumpriu plenamente com os requisitos legais sob a lei de Hong Kong", e não podia impedir a saída de Snowden do território semiautônomo chinês.

Rússia nega contato

O Kremlin não tem conhecimento de qualquer contato entre o ex-prestador de serviço da agência de espionagem dos EUA Edward Snowden com as autoridades russas, disse nesta segunda-feira o porta-voz do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

O porta-voz Dmitry Peskov recusou-se a comentar os pedidos do governo dos EUA à Rússia para extraditar Snowden. Acredita-se que Snowden vai viajar de Moscou a Cuba nesta segunda-feira, após sair de Hong Kong para a Rússia. Perguntado se Snowden tinha entrado em contato com as autoridades russas, Peskov disse por telefone: "Não temos essa informação, não temos nenhuma informação sobre ele".

Ex-CIA abandonou dançarina de pole dance para denunciar governo

Com informações adicionais da agência Reuters

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade