PUBLICIDADE

Europa

Snowden não embarca em avião rumo à Havana

Informações contraditórias dão conta de que o ex-agente americano não estava em seu assento marcado em um voo para Havana, mas que já teria deixado a Rússia nesta manhã

24 jun 2013 - 07h58
(atualizado às 09h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Edward Snowden é acusado de espionagem, roubo e uso indevido de propriedade do governo dos EUA
Foto: AP

O americano Edward Snowden, ex-agente de inteligência procurado pela justiça de seu país por espionagem, deveria deixar a Rússia em um voo com destino à Havana, Cuba, nesta segunda-feira. No entanto, informações conflituosas dão conta de que Snowden não teria embarcado no voo originalmente marcado para ele, mas que teria pego outro avião, com destino ainda incerto. 

"Edward Snowden não está a bordo. Não embarcou neste voo", afirmou uma fonte dos serviços de segurança russos à agência Interfax. Um comissário de bordo disse que Snowden não estava no avião e o assento marcado para ele tinha sido ocupado por outro passageiro, segundo a agência Reuters. Uma fonte da companhia aérea russa Aeroflot, que opera o voo, afirmou: "Ele não embarcou".

No entanto, posteriormente a agência Interfax, citando outra fonte, disse que ele já teria deixado a Rússia. "Edward Snowden provavelmente já abandonou a Rússia. Ele saiu a bordo de outro voo. É pouco provável que os jornalistas tenham sido testemunhas de sua partida", afirmou a fonte. 

A expectativa era de que Snowden embarcasse rumo à Cuba nesta segunda-feira e posteriormente para um segundo país da América Latina, onde conseguiria refúgio. 

Com informações das agências AFP e Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade