PUBLICIDADE

América Latina

Série de fortes terremotos atinge o norte do Chile

Terremotos aconteceram neste sábado na mesma região onde foram registrados tremores na semana passada

22 mar 2014 - 14h40
(atualizado às 14h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Moradores de regiões atingidas procuraram zonas altas, garantindo a segurança caso ocorressem tsunamis seguidos aos tremores
Moradores de regiões atingidas procuraram zonas altas, garantindo a segurança caso ocorressem tsunamis seguidos aos tremores
Foto: Reuters

Uma série de fortes terremotos, que começou com um tremor de magnitude 5,8 graus, atingiu neste sábado as regiões de Arica, Tarapacá e Antofagasta, no norte do Chile, sem causar danos ou provocar risco de tsunami.

O tremor de 5,8 graus foi registrado às 09h59 (horário de Brasília) e teve seu epicentro 135 km a oeste de Iquique, a uma profundidade de 31,8 km, segundo os dados do Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile. O tremor foi seguido por outro, cerca de quinze minutos depois, 88 km a noroeste de Iquique, de magnitude 5,2 graus.

Em mais dez minutos, um terceiro de 4,4 graus atingiu uma região 100 km ao norte de Iquique.

Às 10h29 locais, horário de Brasília, um outro terremoto de 5,2 graus sacudiu a mesma área, de acordo com dados do Centro Nacional Sismológico.

"Não foram causados danos a pessoas, a estruturas ou alterações nos serviços básicos" nas regiões afetadas que estavam mais de 1.800 km ao norte de Santiago, informou o Departamento Nacional de Emergências.

Também não houve alerta de tsunami, já que não foram registradas as condições necessárias, segundo o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (Shoa).

Esses terremotos foram registrados na mesma região onde durante a semana passada ocorreram dois fortes sismos, um de 6,7 graus no domingo -que obrigou as autoridades a retirarem os moradores do litoral norte de forma preventiva por risco de tsunami- e outro de 5,7 na terça-feira, ambos sem provocar danos.

O Chile é um dos países mais afetados por tremores de terra no mundo. Em 2010, um terremoto seguido de tsunami no centro-sul do país matou mais de 500 pessoas e causou danos na infraestrutura estimados em cerca de 30 bilhões de dólares.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade