PUBLICIDADE

América Latina

Senadora haitiana acusa ONU de propagar cólera no país

12 nov 2010 - 21h40
(atualizado às 22h43)
Compartilhar

A senadora do departamento haitiano de Plateau Central, Edmonde Suplice Beauzile, pediu nesta sexta-feira uma investigação independente sobre a responsabilidade da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah) na propagação da epidemia de cólera, que já deixou 796 mortos no país.

Segundo ela, está claro que soldados nepaleses da Minustah foram responsáveis pela contaminação de um afluente do rio Artibonite em sua passagem por Mirebalais, no leste do Haiti. "Os sedimentos contaminaram o rio, causando a morte de muitas pessoas neste departamento e no de Artibonite, no norte", ressaltou. "Pedimos à Minustah" que solicite a "um organismo independente que abra uma investigação", disse a senadora.

Análises realizadas pelos Centros de Detecção e Controle das doenças (CDC) dos Estados Unidos revelaram que a bactéria responsável pela epidemia de cólera no Haiti é similar a uma encontrada na Ásia meridional. Diante das acusações que relacionam a Minustah à origem do surto, o porta-voz da missão, Vincenzo Pugliese, afirmou nesta quinta-feira que "é errado tentar estabelecer um vínculo direto entre a propagação da doença no Haiti e a missão do Nepal".

Ele ressaltou que "as denúncias de que os soldados" foram responsáveis pela contaminação do rio "são totalmente falsas" e acrescentou que a bactéria "pode alcançar qualquer ponto do território do Haiti".

EFE   
Compartilhar
Publicidade