PUBLICIDADE

América Latina

Senado paraguaio pede que OEA apoie opositores venezuelanos

31 mai 2013 - 11h43
(atualizado às 12h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O Senado do Paraguai aprovou uma declaração de solidariedade com os legisladores venezuelanos opositores e reivindicou que o governo peça a intervenção da OEA na Venezuela, publicou nesta sexta-feira o site oficial da instituição.

O órgão declarou ontem "sua solidariedade para com membros da Unidade Democrática Venezuelana" e pediu ao governo do presidente, Federico Franco, solicitar a intervenção da Organização dos Estados Americanos (OEA) na Venezuela.

A declaração expressa a solidariedade do Senado paraguaio "para com os legisladores venezuelanos que foram vítimas da violação de seus direitos humanos e liberdades fundamentais", segundo a nota. Após um "amplo" debate e algumas mudanças, os legisladores paraguaios aprovaram a declaração na sessão ordinária de ontem.

Os senadores liberais Julio César Franco e Amancio López defenderam que "qualquer agressão, venha de esquerda ou de direita, é agressão, assim como a ditadura".

No entanto, o também senador liberal Luis Alberto Wagner se manifestou contra o projeto e reivindicou que "não se pode emitir uma declaração sem contar com a versão da outra parte, neste caso, dos governistas venezuelanos", segundo o comunicado.

Wagner considerou a declaração "inoportuna" e lembrou que a OEA outorgou seu reconhecimento ao governo do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

A senadora do partido Pátria Querida Ana Mendoza, que propôs a declaração, detalhou que o pronunciamento é contra "as violações dos Direitos Humanos, dos sistemas que pretendem enfraquecer um sistema democrático" na América Latina. Ana enfatizou que a Venezuela vive momentos "realmente desesperadores e angustiantes".

"Sem querer zombar deles, basta lembrar que hoje não têm papel higiênico ou matéria-prima para hóstias", afirmou a senadora, que acrescentou que "não é possível" que quando um grupo de colegas vem pedir solidariedade, o senado paraguaio olhe para o lado e dance "La Cumparsita" (o famoso tango de Carlos Gardel).

Um grupo de parlamentares da oposição venezuelana pediu em Assunção no dia 3 de maio ao presidente do Legislativo paraguaio, Alfredo Luis Jaeggli,"um pronunciamento de solidariedade" perante a "situação tão difícil" que se está vivendo na Venezuela.

Desde então a Câmara de Senadores adiou várias vezes o debate da declaração proposta pela senadora Ana até que acabou sendo discutida ontem.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade