PUBLICIDADE

América Latina

Sean Penn pede mais ajuda para reconstrução do Haiti

25 abr 2012 - 22h09
(atualizado às 22h23)
Compartilhar

O ator e ativista norte-americano Sean Penn pediu nesta quarta-feira mais ajuda para o Haiti, um país que enfrenta a "enorme tarefa" de reconstrução, após o terremoto devastador de 2010. "Apenas um poeta vencedor do prêmio (Nobel) poderia descrever a vocês a valentia e a dignidade do povo" do Haiti, disse Penn, após aceitar um prêmio por seu trabalho humanitário nesse país, durante uma cúpula mundial de vencedores do Prêmio Nobel da Paz.

"Não há povo no mundo mais ansioso de sair adiante de forma autosuficiente", completou. "Se não houver uma renovada onda de ajuda, os desejos do povo serão insatisfeitos", declarou. A situação de muitos haitianos continua sendo crítica mais de dois anos depois do devastador terremoto de 12 de janeiro de 2010, que derrubou grande parte de Porto Príncipe e danificou o sul do país, afirmou Penn.

"Façam uma visita a Cité Soleil algum desses dias, onde cada vez que chove levemente, 240 mil habitianos - homens, mulheres e crianças - dormem sobre uma substância negra, que mistura água de drenagem e toxinas, assim como lixo e porcos", disse Penn, com uma voz embargada. "Onde os estupros e os assaltos a mão armada são o pão de cada dia", prosseguiu.

O terremoto de 7 graus na escala de magnitude momento, causou a morte de 250 mil pessoas e deixou centenas de milhares desabrigadas. De acordo com dados da ONU, o terremoto matou, feriu ou desabrigou um em cada seis habitantes do Haiti, que conta com uma população de 10 milhões de habitantes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade