PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia: presidente vincula acordo de paz com Farc à entrega das armas

14 mai 2013 - 23h31
(atualizado às 23h37)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, garantiu nesta terça-feira, na véspera da retomada das negociações bilaterais em Havana, que não haverá um acordo de paz até que a guerrilha das Farc entregue as armas.

"Para nós, o fundamental é trocar as balas pelos votos e esta mudança significa entregar as armas. Não há a menor possibilidade de um acordo de paz sem que este passo seja dado", disse Santos em um ato público em Bogotá.

Delegados do governo colombiano viajaram nesta terça para Cuba, onde retomarão as conversações de paz com as Farc iniciadas em 2012 visando acabar com o conflito armado interno, mas as tratativas ocorrem sem que haja um cessar-fogo bilateral.

Após o recesso nas negociações, a delegação governamental terá a nona rodada de conversações para fechar o primeiro dos cinco pontos da agenda: a política de desenvolvimento agrário.

Os outros quatro pontos são: participação política, drogas ilícitas, abandono das armas e vítimas do conflito.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), fundadas em 1964 após uma revolta camponesa, é a principal guerrilha da Colômbia, com cerca de 8 mil combatentes no momento.

O conflito armado na Colômbia, que envolveu grupos de esquerda, paramilitares de direita e organizações de narcotraficantes, deixou 600 mil mortos e 3,7 milhões de deslocados em quase 50 anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade