PUBLICIDADE

América Latina

Santos se reunirá em Cuba com negociadores de paz do governo e das Farc

23 set 2015 - 10h11
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, se reunirá nesta quarta-feira em Havana com os negociadores de paz do governo e das Farc, que há quase três anos buscam o fim do conflito armado do país.

"Farei escala em Havana para uma reunião-chave com negociadores para acelerar o fim do conflito. A paz está perto", escreveu o presidente colombiano em sua conta no Twitter.

A escala faz parte de uma viagem de última hora do presidente aos Estados Unidos, em que provavelmente se reunirá com o papa Francisco para informar a ele dos avanços do processo de paz.

O governo e a guerrilha das Farc esperam anunciar hoje na capital cubana um transcendental acordo sobre justiça transicional, o ponto mais espinhoso dos diálogos de paz que em novembro completam três anos, confirmaram à Agência Efe fontes ligadas à negociação.

Esse acordo estabelecerá um tribunal especial e penas que não seriam cumpridas com a prisão pelos guerrilheiros, mas em colônias agrícolas, além de sua participação em programas de desmine e em comissões da verdade, antecipou a "Caracol Radio".

O encontro de Santos com os negociadores de paz em Havana incluirá não só a delegação do governo, mas também a da guerrilha, o que é um marco no processo de paz e na história do país.

Segundo o governo colombiano, chegar a um acordo de justiça transicional é uma das melhores notícias que a Colômbia poderia receber no último meio século e uma das mais importantes da história do país.

"A justiça é o miolo das negociações de paz e, com um acordo no tema, o sonho de construir um país em paz começa a se tornar uma realidade", disse.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade