PUBLICIDADE

América Latina

Colômbia: Santos agradece apoio internacional ao diálogo com Farc

3 jun 2013 - 19h16
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, agradeceu nesta segunda-feira as manifestações de apoio internacional ao diálogo de paz entre seu governo e a guerrilha das Farc, entre elas a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

"Obrigado a Kofi Annan (ex-secretário-geral da ONU), Nelson Mandela (prêmio Nobel de Paz), Fernando Henrique Cardoso, Jimmy Carter (ex-presidente dos EUA) e demais personalidades por seu generoso apoio à paz", publicou Santos em sua conta no Twitter. Santos agradeceu ainda ao presidente uruguaio, José Mujica, que convocou a comunidade internacional a colaborar com o processo de paz na Colômbia em entrevista divulgada no domingo pelo jornal espanhol El País.

No dia 26 de maio passado, o governo colombiano e as Farc obtiveram em Havana um acordo sobre a questão agrária, avançando no primeiro dos cinco pontos da agenda de negociações. No próximo dia 11 de junho, o diálogo será retomado em Havana, quando as duas partes analisarão o segundo ponto da agenda: participação política da guerrilha.

O conflito armado da Colômbia, que também envolveu outras guerrilhas de esquerda, grupos paramilitares de direita e narcotraficantes, deixou 600 mil mortos, 15 mil desaparecidos e 3,7 milhões de refugiados nos últimos 50 anos. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são a mais antiga guerrilha da América Latina, atualmente com 8 mil combatentes.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade