PUBLICIDADE

Mundo

Saiba mais sobre Federico Franco, o novo presidente paraguaio

22 jun 2012 - 20h24
(atualizado em 25/6/2012 às 23h26)
Compartilhar

Vice-presidente do Paraguai desde abril de 2008, o médico Federico Franco, um político liberal e contrário ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, assumiu nesta sexta-feira a chefia do governo após o impeachment sofrido por Fernando Lugo em votação no Parlamento.

Democracia do Paraguai foi ferida profundamente, diz Lugo:

Paraguai vota impeachment de Fernando Lugo; entenda a crise:

Trajetória de Fernando Lugo na presidência paraguaia
Confira a cronologia da crise no Paraguai

Lugo, o bispo dos pobres que chegou à presidência

Nascido em Assunção no dia 23 de julho de 1962, Franco pertence ao Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), o principal de apoio a Lugo até ontem, quando seu presidente, Blas Riquelme, anunciou que deixava de respaldá-lo, possibilitando assim o julgamento político do governante.

Antes de assumir a Presidência, Franco foi vereador (1991-1996) e prefeito da cidade de Fernando de la Mora (1996-2001), vizinha a Assunção, e de 2003 a 2007 foi governador do Departamento (estado) Central. Em 2007, renunciou ao cargo para preparar sua candidatura junto com Lugo.

Franco se declara católico e é casado com Emilia Alfaro, atual deputada pelo PLRA e com quem tem quatro filhos, Luis, Claudia, Ivan e Enzo.

Lugo e Franco chegaram ao poder em 2008 graças a uma coalizão formada por vários partidos políticos, movimentos e setores sociais denominada Aliança Patriótica para a Mudança, da qual o PLRA era o principal. Em seguida, os dois se distanciaram por diferenças ideológicas.

Franco entrou em choque com o entorno do presidente, dominado por líderes de grupos minoritários de esquerda da coalizão governante, praticamente desde o primeiro dia de governo de Lugo.

Além disso, como vice-presidente da República e presidente do Senado, ele se opôs à entrada da Venezuela no Mercosul, processo travado justamente por sua oposição e que já havia sido aprovado pelos Parlamentos dos outros três países-membros do bloco.

Franco disse em várias ocasiões que só daria seu aval caso o presidente venezuelano, Hugo Chávez, "demonstre sinais de mudança para uma democracia".

O novo presidente do Paraguai cursou a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Assunção, em 1986 recebeu o título de Médico Cirurgião e depois fez uma pós-graduação em Medicina Interna.

A família de Franco possui na cidade de Fernando de la Mora uma clínica que hoje pertence a ele e a seus irmãos, onde trabalham desde sua fundação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade