PUBLICIDADE

América Latina

Reunião define estratégia para libertação de reféns das Farc

28 mar 2012 - 22h47
(atualizado às 23h11)
Compartilhar

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha e o governo da Colômbia realizaram nesta quarta-feira a última reunião de preparação para a libertação de 10 militares e policiais sequestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), confirmou à Agência Efe a porta-voz da entidade, María Cristina Rivera. "Foi a última reunião, que participaram Brasil, Ministério da Defesa (da Colômbia) e o Comitê", disse Rivera. Ela acrescentou que o encontro discutiu a coordenação e a logística da operação.

Também foi realizada uma reunião entre os representantes da organização Colombianos e Colombianas pela Paz e delegados do Ministério de Defesa da Colômbia, mas não foram divulgados detalhes da discussão. As reuniões acontecerem em meio a ofensiva do Exército colombiano contra as Farc, que na última semana causou a morte de 69 guerrilheiros, entre eles seis líderes da organização, de acordo com informações oficiais.

Os sequestrados que a guerrilha se comprometeu a libertar são os militares Luis Alfonso Beltrán Franco, Luis Arturo Arcia, Robinson Salcedo Guarín e Luis Alfredo Moreno Chagüeza. Além deles, os policiais Carlos José Duarte, César Augusto Lasso Monsalve, Jorge Trujillo Solarte, Jorge Humberto Romero, José Libardo Forero e Wilson Rojas Medina, sequestrados entre 1998 e 1999. Se tudo for cumprido como o previsto, as libertações estarão completas entre 2 e 4 de abril, em dois períodos, segundo o estipulado entre as partes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade