PUBLICIDADE

América Latina

Retirado alerta de tsunami após terremoto no Haiti

12 jan 2010 - 22h14
(atualizado em 13/1/2010 às 10h24)
Compartilhar

As autoridades americanas retiraram o alerta de tsunami anunciado após o terremoto de 7 graus na escala Richter que sacudiu o Haiti nesta terça-feira. Um boletim do centro de advertência informou que o movimento sísmico provocou uma ressaca de 12 centímetros acima do normal em Santo Domingo, capital da República Dominicana, e de menos de um centímetro nas profundezas.

Tremores atingem o Haiti
Tremores atingem o Haiti
Foto: Terra

Com base nestes dados, o centro levantou a possibilidade de tsunami perto do epicentro do terremoto. No entanto, não há ameaça nas áreas litorâneas. O boletim informa que, como não houve tsunami passadas pelo menos duas horas do terremoto, "as autoridades locais podem assumir que a ameaça passou". No entanto, embarcações e estruturas litorâneas ainda correm algum risco devido à força das correntezas.

O terremoto de 7,0 graus na escala Richter foi registrado às 19h53 de Brasília. Seu epicentro foi localizado a cerca de 15 km ao sudoeste de Porto Príncipe, a capital do Haiti. Em seguida, dois tremores, o primeiro de 5,9 graus e o segundo, de 5,5 graus, sacudiram o Haiti num intervalo de pouco mais de 20 minutos após o sismo inicial.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico emitiu um alerta de tsunami para Haiti, Cuba, Bahamas e República Dominicana. O embaixador do Haiti nos EUA, Raymond Joseph, pediu hoje em entrevista à CNN ajuda internacional para atenuar os danos materiais e humanos provocados pelo terremoto, que em suas palavras podem ter tido proporções "catastróficas".

"Definitivamente, peço a ajuda dos EUA", disse o embaixador, que parecia emocionado na entrevista. "A única coisa que posso fazer agora é rezar e confiar em que o pior não aconteça", completou.

Um hospital teria desabado com o terremoto, segundo informações de autoridades e testemunhas. Um operador de câmera da agência Associated Press teria visto o hospital de Petionville desabar, mas não informou maiores detalhes.

O Haiti é o país mais pobre do Ocidente. O Brasil comanda cerca de 7 mil soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1,3 mil homens na região. O Ministério da Defesa brasileiro informou não saber se o terremoto teria afetado as forças brasileiras no Haiti.

O terremoto também foi sentido com força em grande parte da República Dominicana e de Cuba, mas não há até agora informações sobre vítimas ou danos nestes países.

Com agências internacionais

EFE   
Compartilhar
Publicidade