PUBLICIDADE

América Latina

Representante da União Europeia visita a Bolívia para avaliar luta antidroga

18 ago 2013 - 20h04
(atualizado às 21h33)
Compartilhar

O comissário para o Desenvolvimento da União Europeia (UE), Andris Piebalgs, chega nesta segunda-feira à Bolívia para uma visita que avaliará a ajuda antidroga terá uma reunião com o presidente Evo Morales, divulgaram fontes oficiais.

Piebalgs chega a Santa Cruz e imediatamente vai para a região de Chapare, uma das produtoras de coca da Bolívia, onde também opera o narcotráfico com a fabricação de cocaína.

No Chapare, o comissário da UE se reunirá com dirigentes camponeses e autoridades encarregadas da erradicação de cultivos ilegais de coca e da apreensão do narcotráfico. Ainda visitará instalações de uma fábrica de palmito, produto alternativo à produção de coca.

No lugar visitará o Centro de Treino Internacional Anti-narcóticos 'Garras da Coragem', de formação de policiais anti-droga, e conhecerá o programa de controle social de cultivo de coca

Piebalgs se reunirá na quarta-feira com o presidente Morales e o chanceler boliviano, David Choquehuanca, no Palácio do Governo de La Paz, divulgou o escritório da UE. Outro encontro, na própria quarta, com ministros bolivianos, vai acontecer nas áreas em que se executam obras financiadas com a cooperação europeia.

Na quinta-feira, Piebalgs visitará projetos da UE na região andina de Oruro, concretamente no lago Poopó e na mina Huanuni, e na sexta-feira terá uma agenda privada para terminar a visita à Bolívia.

O vice-ministro boliviano de Substâncias Controladas, Felipe Cáceres, destacou em entrevista à agência estatal ABI, que a UE dá à Bolívia uma ajuda integral na luta contra as drogas e que pretende mantê-la até 2020.

Segundo Cáceres, a UE deve lançar este ano um programa de cooperação antidroga de 30 milhões de euros.

Um recente relatório do Escritório da ONU contra Drogas e Crime estabeleceu que as plantações de coca na Bolívia se situaram em 2012 em 25.300 hectares, dois mil menos que as contabilizadas um ano antes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade