PUBLICIDADE

América Latina

Réplicas de média intensidade sacodem zonas afetadas por terremoto no Chile

19 set 2015 - 12h17
Compartilhar
Exibir comentários

Três réplicas de magnitude 6,3, 5,7 e 5,4 graus na escala Richter sacudiram neste sábado regiões do centro do Chile afetadas pelo terremoto de 8,4 graus que castigou grande parte do país na última quarta-feira.

Os tremores, que ocorreram entre 9h52 e 10h09 locais (mesmo horário em Brasília), afetaram as regiões Valparaíso, Libertador Bernardo O'Higgins, Coquimbo e a área metropolitana de Santigo, informou o Centro Sismológico da Universidad de Chile.

De acordo com o órgão, o epicentro do sismo de magnitude 6,3 graus foi localizado a 59 quilômetros ao sudoeste da cidade de Vilos, no litoral, um dos municípios que mais sofreu com o terremoto e posterior tsunami da quarta-feira.

O epicentro dos tremores de 5,7 e 5,7 se situou a 57 quilômetros ao sudoeste do município de litorâneo de Tongoy, que foi afetado por fortes ressacas após o terremoto que abalou o país.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA) afirmou, por sua parte, que nenhum das duas últimas réplicas reuniu características necessárias para provocar um tsunami no país.

Segundo o subsecretário do Interior do Chile, Mahmoud Aleuy, desde o dia do terremoto foram registradas mais de 300 réplicas.

Já o subsecretário de Telecomunicações, Pedro Roa, disse que o tremor não afetou as comunicações do país, e lembrou que, em casos de emergência, a população deve optar por usar aplicativos como Whatsapp em vez das ligações telefônicas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade