PUBLICIDADE

América Latina

Raúl Castro participa de eleições parlamentares em Cuba

3 fev 2013 - 17h31
(atualizado às 18h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente de Cuba, Raúl Castro, exerceu neste domingo seu direito de voto nas eleições ao Parlamento nacional e assembleias provinciais na cidade de Segundo Frente, na província de Santiago de Cuba. O governante cubano chegou ao colégio eleitoral vestindo um uniforme militar, segundo imagens divulgadas pela televisão estatal.

Raúl Castro se encontra desde sábado na província de Santiago de Cuba, onde além de votar, realizou ontem um percurso por sua capital para avaliar o andamento dos trabalhadores de recuperação dos danos causados pelo devastador furacão "Sandy" em outubro de 2012.

O general Castro falou com moradores da cidade e visitou uma empresa do setor têxtil e uma transportadora, onde estão localizados equipamentos doados pelo Governo da Venezuela para ajudar na recuperação dos imóveis afetados pelo furacão, segundo informações televisivas. A eleição cubana deste domingo constitui na segunda fase das eleições gerais da ilha, que começaram em outubro com a designação dos membros das assembleias municipais. 

O presidente Raúl Castro, 81 anos, concorre como candidato a deputado nacional e seu irmão, o ex-presidente Fidel Castro, de 86 anos e aposentado do poder desde 2006, também foi postulado por uma circunscrição da cidade de Santiago.

Após a votação deste domingo, dentro de algumas semanas será constituída a Assembleia Nacional do Poder Popular, que por sua vez elegerá aos 31 membros do Conselho de Estado, órgão que previsivelmente confirmará Raúl Castro para um segundo período presidencial.

Este poderia ser o último mandato governamental de Raúl Castro se cumprir com sua promessa de limitar a um máximo de dois períodos consecutivos de cinco anos os cargos políticos do país, incluíndo o de presidente, uma proposta que lançou no VI Congresso do Partido Comunista em 2011.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade