PUBLICIDADE

América Latina

Raúl Castro confirma que este será seu último mandato

24 fev 2013 - 21h28
(atualizado em 25/2/2013 às 08h28)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Em meu caso, independentemente da data em que se aperfei&ccedil;oe a constitui&ccedil;&atilde;o, este ser&aacute; o &uacute;ltimo mandato, disse o general Castro</p>
Em meu caso, independentemente da data em que se aperfeiçoe a constituição, este será o último mandato, disse o general Castro
Foto: Reuters

O presidente de Cuba, Raúl Castro, confirmou que o segundo mandato que está iniciando neste domingo será o último e anunciou que se introduzirá na constituição cubana a limitação dos cargos políticos para um máximo de dez anos.

"Em meu caso, independentemente da data em que se aperfeiçoe a constituição, este será o último mandato", disse o general Castro no discurso que pronunciou na Assembleia Nacional (Parlamento unicameral) após ser ratificado pela Câmara.

Vestido com terno escuro e gravata, Raúl Castro destacou a escolha de Miguel Díaz-Canel como número dois do estado cubano, já que além de primeiro vice-presidente do Conselho de Estado se decidiu que ele seja também do Conselho de Ministros.

"Deve se garantir na cúpula do poder estatal e governamental a unidade executiva frente a qualquer contingência pela perda do líder, de modo que se preserve, sem interrupções de nenhum tipo, a continuidade e estabilidade da nação", afirmou.

Fidel reaparece ao lado do irmão no parlamento cubano:

O presidente cubano disse que essa decisão dá "particular transcendência histórica e representa um passo definitivo na configuração da direção futura do país, mediante a transferência paulatina e ordenada dos principais cargos às novas gerações".

Esse processo deverá se concretizar no próximo quinquênio, acrescentou.

Sobre a reforma constitucional, à qual já se referiu em ocasiões anteriores, Raúl Castro lembrou que deve ser feita para harmonizar a Constituição com as mudanças derivadas do plano de reformas econômicas que foram realizadas no país.

O dirigente confirmou que a Constituição incluirá a limitação a um máximo de dois períodos consecutivos de cinco anos o desempenho dos principais cargos do país com a novidade que serão estabelecidas idades máxima para ocupar essas responsabilidades.

Raúl Castro foi nomeado formalmente presidente de Cuba em fevereiro de 2008, dois anos após ter assumido de maneira interina a direção do país ao substituir seu irmão Fidel Castro quando este adoeceu e delegou o poder em 2006.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade