PUBLICIDADE

América Latina

Raio parte avião durante pouso na Colômbia; uma pessoa morre

16 ago 2010 - 09h39
(atualizado às 14h03)
Compartilhar

Um avião comercial com 131 passageiros partiu-se em três pedaços ao aterrissar numa ilha caribenha depois de ser atingido por um raio, causando a morte de uma passageira e ferimentos em mais de 120, o que foi classificado de milagre pelas autoridades.

A aeronave da companhia colombiana Aires, que fazia a rota Bogotá-arquipélago de San Andrés, no norte do país, foi atingida por um raio em meio a uma forte tempestade tropical, faltando menos de 80 metros para tocar em terra, e, ao se chocar com a pista, perdeu os motores e se partiu em três pedaços, segundo a Aeronáutica Civil.

No avião havia quatro passageiros brasileiros que saíram ilesos do acidente.

"O piloto contou que, faltando penas 80 metros para a cabeceira da pista, o raio atingiu o avião, e ele perdeu o controle da aeronave", explicou o general Orlando Paéz Barón, diretor de segurança áerea da Polícia Nacional.

"Fui informado que a perícia do piloto evitou que a aeronave saísse da pista", acrescentou. "Devido ao impacto, os motores se desprenderam e o avião se partiu em três segmentos", declarou ainda.

Pedro Gallardo, governador do arquipélago de San Andrés, classificou o ocorrido de milagre. "Damos graças ao Todo-Poderoso pelo milagre que concedeu a este belo arquipélago", comentou.

"O comandante, o copiloto e toda a tripulação, graças a Deus, estão a salvo. Estamos na clínica onde um grande número de passageiros foi tratado, todos, absolutamente todos, for de perigo, mas com ferimentos em diversos graus", contou o governador à Rádio Caracol.

O acidente deixou uma passageira morta e mais de 120 feridos, cinco deles com gravidade, entre eles duas crianças, indicou, por sua vez, o coronel Ronald Tascón, diretor de operações da Aerocivil, acrescentando que no avião havia quatro passageiros brasileiros.

O comunicado da polícia afirma ainda que, depois do acidente, os passageiros ficaram literalmente espalhados pela pista.

A aeronave, um Boeing 737-700 de matrícula HK 4682, partiu de Bogotá e aterrisou em San Andrés duas horas depois, em condições de pouca visibilidade, segundo os controladores de voo da ilha.

"Até que começou a descer íamos bem, depois não posso dizer, porque recebemos o golpe", contou à rádio Caracol Heriberto Rúa, um passageiros que sobreviveu ao acidente, junto com a esposa e os cinco filhos, todos com ferimentos leves.

Tascón informou ainda que uma comissão da entidade foi até San Andrés para investigar as causas do acidente. Ele acrescentou que a intenção das autoridades é verificar se foi realmente um raio que causou o acidente.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade