PUBLICIDADE

América Latina

"Beatriz" se torna furacão em frente à costa do Pacífico mexicano

21 jun 2011 - 00h07
(atualizado às 01h29)
Compartilhar

O fenômeno "Beatriz" se tornou nesta segunda-feira o segundo furacão da atual temporada no Pacífico, em frente à costa mexicana, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN). O "Beatriz" alcançou ventos máximos de 120 km/h, com o que se tornou furacão de categoria 1 na escala Saffir Simpson, que vai até 5. O fenômeno meteorológico está 140 km ao sudeste de Manzanillo (Colima).

Às 22h locais (0h de Brasília), o furacão era localizado 140 km ao sudeste de Manzanillo (Colima) e 40 km ao sul de Punta San Telmo (Michoacán). O SMN classifica o índice de periculosidade de "Beatriz" como "forte" e declarou zona de alerta desde Tecpan de Galeana (Guerrero) até Cabo Corrientes (Jalisco).

O fenômeno climático se desloca rumo ao noroeste a 19 km/h, pelo que se prevê que, embora ficará perto do litoral em sua trajetória, irá abrindo rumo ao mar, disse uma fonte do SMN.

O Sistema Nacional de Defesa Civil recomendou a restrição de todo os tipos de navegação aérea e marítima na área afetada e também que seja divulgada a proibição das atividades aquáticas de lazer no mar e em regiões de praias. O órgão também pediu que sejam extremadas as precauções quanto ao trânsito de veículos em estradas principais e caminhos rurais nas zonas afetadas por inundações.

O Exército, por sua vez, destacou 155 militares nos bairros Llano Largo, Punta Diamante e Progreso, no município de Acapulco, estado de Guerrero, afetados por inundações causadas pelo "Beatriz". A primeira tempestade da atual temporada no Pacífico, o "Adrián", evoluiu a furacão de categoria 4 até que há nove dias se dissipou sem afetar gravemente o território mexicano.

As autoridades mexicanas preveem que na temporada de furacões deste ano se formarão 17 ciclones tropicais em cada um dos oceanos Pacífico e Atlântico, dos quais 14 podem atingir o México em suas diferentes escalas (depressão, tempestade tropical ou furacão).

Carro foi arrastado para canal por causa da passagem do furacão
Carro foi arrastado para canal por causa da passagem do furacão
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade